Apostila Manejo das Capoeiras: uma alternativa...

Page 1

Grupo Pioneiras Manejo da capoeira: uma alternativa à produção agrícola O que são capoeiras? São florestas jovens formadas após o uso e abandono de uma área agrícola, seja roça, pasto ou plantação. Logo após o abandono, aparecem plantas daninhas como a tiririca e o cipó-de-fogo, e depois as árvores pioneiras como o lacre e a imbaúba. Ao longo do tempo a capoeira pode se tornar uma mata madura, se não for cortada. Degradação (fogo,corte,desmatamento)

Regeneração ou recuperação

Solo nu Tempo (anos): 0 1

Área de roça ou pasto abandonada

2

Capoeira

3

10

Mata pioneira

50

Mata madura + 80

Figura 1: Mostra como a floresta se regenera ao longo do tempo depois de cortada Todas as capoeiras são iguais? Não. Porque as capoeiras podem se formar em áreas que foram usadas de forma diferente, como para extração de madeira, roça ou pasto. Na nossa região existem dois tipos mais comuns. Por exemplo, nas áreas em que o solo foi mais utilizado ou tiveram mais queimadas o lacre domina a capoeira, e existem poucas espécies de plantas. Por outro lado, onde o uso do solo foi menos intenso quem domina é a imbaúba, há o dobro de espécies de plantas, e a capoeira demora menos tempo para formar uma mata.

Por que as capoeiras de minha propriedade são importantes? Porque elas ajudam a devolver a fertilidade do solo, protegem a terra contra a erosão e, portanto protegem os igarapés mantendo suas águas limpas. Nelas existem plantas que podem ser usadas para remédio, que produzem frutos para o homem e os animais e que fornecem madeira para lenha e construção. Muitas espécies úteis são mais encontradas na capoeira do que na mata. As capoeiras contribuem para diminuir os impactos das mudanças climáticas, porque retiram gás carbônico da atmosfera e diminuem o efeito estufa.

Porque é necessário o período de pousio? Na terra firme da Amazônia os solos normalmente são muito pobres e perdem os nutrientes facilmente. Quando fazemos roça as plantas cultivadas sugam os nutrientes do solo para poder crescer. Ao longo dos anos de colheita o solo vai ficando cada vez mais pobre, a “terra fica fraca” e a


produção fica muito ruim. Nesse momento a área é deixada em pousio por 5 anos ou mais, para recuperar sua fertilidade e permitir que a roça produza bem novamente.

Pousio/Capoeira Roça

Pousio/Capoeira Roça

Como a capoeira fertiliza o solo? Com o passar dos anos as plantas das capoeiras vão se substituindo. Enquanto umas nascem, outras vão morrendo e outras perdem folhas e galhos enquanto crescem, deixando o chão da capoeira coberto por matéria orgânica. Aos poucos essa matéria vai se decompondo e se incorporando ao solo, devolvendo os nutrientes para ele. Nós fazemos algo parecido quando varremos o quintal de nossas casas e juntamos as folhas caídas no pé do Biribá para que ele cresça mais e produza melhor. Mas cuidado! Quando queimamos o folhiço liberamos os nutrientes muito rápido, e a fortes chuvas de nossa região lavam tudo, levando para o igarapé a fertilidade da terra. Como as capoeiras podem se tornar produtivas? A capoeira muitas vezes pode ser considerada como uma área sem utilidade, mas na verdade é um local ideal para se implantar um sistema agrícola diversificado. Pode-se manejar as capoeiras, mantendo principalmente as espécies de interesse (para corte, óleo ou fruta), podando galhos para maior entrada de luz e fertilização do solo, e acrescentando mudas de espécies para produção ou para melhoria do solo. Dependendo do tipo e da idade da capoeira teremos estruturas diferentes que definirão diferentes sistemas agrícolas a serem implantados. O que queremos com isso? Observando as características de cada parte da propriedade podemos ver diferentes possibilidades de produção e geração de renda, para produzir mais e melhor. Então a capoeira passa a ser uma área útil, onde a produção a longo prazo pode se tornar mais uma fonte de renda. O que é o Projeto Pioneiras? O projeto PIONEIRAS foi iniciado para estudar as capoeiras que se formaram em volta dos fragmentos de mata do Distrito da Suframa. Desde 1991 estudamos como as capoeiras se desenvolvem ao longo do tempo. A partir dos resultados encontrados pretendemos propor opções de manejo, de recuperação, e de utilização econômica das áreas de capoeira.

Quem somos nós: Bióloga Rita C. G. Mesquita Agrônomo Tony Vizcarra Bióloga Ana Catarina C. Jakovac Bióloga Emília Z. de Albuquerque Bióloga Genise Luz Contato: INPA Instituto de Pesquisas da Amazônia (92) 3643-3229 ramal 25 Manaus-AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.